Horta Comunitária, muito além de um espaço para alimentação saudável

Publicado em 12/04/2019 às 13:13 - Atualizado em 12/04/2019 às 13:13

Encontros são realizados com os integrantes do projeto
Créditos: Divulgação/CRAS Caxambu do Sul Baixar Imagem

Conheça um pouco mais como funciona o Projeto Horta Comunitária. Um espaço de promoção dos valores sociais comunitários, de oportunidade de renda e de cooperação.

O que é o Projeto Horta Comunitária?

É um projeto que propõem atender o público que está exposto a vulnerabilidades sociais.

Desde quando o projeto existe?

O projeto foi criado há mais de 10 anos.

Por que ele é considerado comunitário?

Em função da construção coletiva e da divisão dos lucros.

O formato desse projeto é uma horta comunitária como em outros lugares?

Não existe um formato ideal para uma horta comunitária, elas podem ser constituídas de diversas maneiras. Cada modo depende de fatores específicos para sua efetivação.

Quais são os objetivos desse projeto?

Desenvolver capacidades e habilidades, estimular o convívio comunitário, empoderar as famílias e auxiliar para uma alimentação saudável.

Qual é a importância do projeto horta comunitária?

Gerar renda e qualidade de vida, saúde e bem estar social por meio do trabalho cooperativo.

Quem pode participar do projeto?

O CRAS identifica usuários da assistência social sem renda ou que recebem somente o valor do benefício do Programa Bolsa Família para serem incluídos no projeto.

Como são os trabalhos realizados na horta comunitária?

Por meio de equipes de trabalho, realizam atividades com a terra e aprendem como adubar, plantar, colher, arar, capinar, irrigar, dentre outras atividades.

Quem é o responsável pela coordenação dos trabalhos diariamente na horta comunitária?

O funcionário público Adelino Agostini direciona e monitora as atividades a serem realizadas a cada dia, controla o caixa, repassa informações sobre vendas e despesas e ainda reparte o valor das vendas mensais.

O que acontece com o valor das vendas das saladas na horta comunitária?

Ao final de cada mês o valor total é dividido em partes iguais e destinado aos participantes do projeto, em forma de cooperativa.

As saladas são produzidas apenas para venda?

Não. Cada participante do projeto tem direito a retirar cinco pés de salada por semana para consumo próprio. Além disso, parte da produção é destinada para doação em instituições, como o hospital ou doadas para consumo em eventos promovidos pela administração ou secretarias municipais.

De onde vêm os recursos que mantêm a horta comunitária?

Da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento.

Atualmente, quantos participantes estão no projeto?

São 14 pessoas.

Existem vagas para novos participantes?

Sim, estão disponíveis quatro vagas.

Como participar do projeto horta comunitária?

Procurar o CRAS do município para receber mais informações das técnicas de referência, que são a assistente social e a psicóloga.

Essas profissionais estão vinculadas de que forma no projeto?

- Realizam o acompanhamento familiar devido a vinculação deste projeto às ações do Serviço de Proteção Integral às Famílias (PAIF).

- Organização do grupo em relação as inclusões e desligamentos;

- Realização de encontro mensal para diálogo sobre o trabalho e reflexão de temáticas diversas, principalmente direitos;

- Elaboração conjunta com o grupo de estratégias para ampliação do projeto.

Quais são os horários de atendimento da horta comunitária?

Segunda-feira a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e nos sábados das 07h30min às 11h